“Os servidores do INSS estão cometendo suicídio e enfartando em pleno exercício das suas atividades”. A frase que impactou os presentes à audiência pública realizada nesta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi dita pelo diretor do Sindprevs-RN Djalter Rodrigues.
O debate em defesa da Previdência Social foi promovido na sede do legislativo estadual por iniciativa dos mandatos dos deputados Isolda Dantas e Francisco do PT e contou com a participação de entidades sindicais. Djalter abriu a audiência e falou em nome do Sindprevs-RN e da Fenasps.
“A situação dos servidores do INSS não é boa. Há anos estamos alertando para o déficit de pessoal que já ultrapassa o número de 10 mil. Falta dinheiro até para água e papel higiênico nas agências e a notícia de colegas que põem fim à própria vida ou a perdem sob a pressão de atingir metas é recorrente”, declarou o diretor sindical.
Djalter Rodrigues apresentou também a pauta emergencial de reivindicação da categoria, em greve desde o dia 23 de março, que inclui a reposição salarial de 19,9%, a realização urgente de concurso público e a jornada de 30h para todos. A manutenção do orçamento de R$ 1 bilhão no INSS foi igualmente pontuada.
“Sem esse recurso, não haverá mais aposentadoria neste país”, afirmou Djalter.
A deputada federal Natália Bonavides se fez presente à audiência e declarou que vai levar as informações compartilhadas pelo Sindprevs-RN para o plenário do Congresso Nacional.