Sindprevs/RN repudia ato de violência de vigilante que sacou arma contra manifestantes na capital
 1 de setembro de 2021 às 17:39

A Direção do Sindprevs/RN vem manifestar o seu repúdio em decorrência do ato de violência de um vigilante que ameaçou manifestantes durante um protesto contra feminicídio em Natal, no Rio Grande do Norte. O homem de 39 anos teria se incomodado com uma manifestação do Agosto Lilás realizada no principal centro comercial da capital, no bairro do Alecrim, em memória da jovem Joice Cilene de Oliveira Vitorino, de 23 anos, morta a facadas no início do mês de agosto pelo ex-companheiro. A manifestação acontecia no local do crime, o vigilante tentou forçar a passagem e provocou confusão ao sacar uma arma de fogo no meio do protesto.

Ocorre que tal atitude é mais um ato de violência contra as mulheres que diariamente são vítimas dos mais diversos tipos de violência. De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual. O ato de sacar a arma contra manifestantes só reafirma que vivemos em uma sociedade, violenta, machista, patriarcal e misógina.

A direção do sindicato lamenta o ocorrido e se solidariza com as vítimas do protesto, que acontecia de modo pacífico. Ainda segundo a direção, o sindicato está atento às expressões e atitudes desta natureza e reafirma que através da luta em defesa das mulheres não podemos tolerar em nenhuma hipótese tais práticas. #SindprevsRN #Contraomachismo #Emfavordasmulheres #Nãoaviolência