Sindprevs/RN participa do Dia Nacional de Protestos e Paralisações
 18 de agosto de 2021 às 17:13

Em um grande movimento chamado pelas Centrais Sindicais de todo Brasil neste 18 de agosto, trabalhadores do país estiveram reunidos em protestos e paralisações na Greve Geral das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público. No Rio Grande do Norte, o Sindprevs/RN participou de atividades em Natal e Mossoró.

O chamado das centrais sindicais também pediu a saída do presidente Jair Bolsonaro. Os servidores das três esferas, municipal, estadual e federal, organizaram a primeira greve nacional em meio às crises sanitária e econômica que assolam o país.

Em Natal, o movimento foi iniciado em frente ao INSS da rua Apodi e seguiu até a Praça Sete de Setembro. Sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores dos mais diversos segmentos estiveram unidos em protesto contra as ações do governo Bolsonaro.

Já em Mossoró, os manifestantes se concentraram em frente ao Inss do Bairro Aeroporto e depois saíram em carreata até o Detran. Nas duas ocasiões, representantes dos movimentos sociais conversaram com a população sobre os perigos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 da Reforma Administrativa, hoje um ponto de destaque da agenda econômica do governo federal.

Na visão das Centrais Sindicais, a PEC 32 além de comprometer serviços essenciais à população, acentua as propostas de enxugamento do Estado. No Congresso, a privatização dos Correios e da Eletrobrás são reflexos deste processo, sem contar que o país está ainda na vigência da chamada PEC do Teto dos Gastos (55/2016), que congela investimentos públicos em diferentes setores. A proposta foi aprovada durante a gestão Temer e mantida por Bolsonaro.