Nota de repúdio
 15 de setembro de 2021 às 11:25
  • Compartilhe

O Rio Grande do Norte protagonizou nos últimos dias cenas de violência contra um homem quilombola. O fato ocorreu no município de Portalegre, localizado na Região Oeste, e vitimou Luciano Simplício.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Estado (Sindprevs-RN) entende que as agressões em questão não podem passar despercebidas e, por isso mesmo, soma forças a outras entidades no repúdio contra a sua prática.

As imagens de Luciano sendo amarrado com cordas e posteriormente agredido com chutes e pisadas foram veiculadas na internet, em ato patrocinado pelo comerciante Alberan, numa manifestação clara de tortura.

O caso de Luciano é consequência de violência e racismo estruturais que persistem e que não se resume a um fato isolado, já que ele representa a população que foi escravizada e se encontra, atualmente, em situação de rua.

Pelo exposto, reforçamos a nossa posição contrária a atos de violência e tortura, que se tornam ainda mais graves quando movidos por preconceito e racismo.

Diretoria do Sindprevs-RN

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...