Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir deste mês de junho
 7 de junho de 2021 às 13:59
  • Compartilhe

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar as agências bancárias onde o segurado recebe o pagamento para realizar a prova de vida. O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. A comprovação também pode ser feita sem sair de casa, via aplicativo.

Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. O INSS estabeleceu, porém, um calendário.

Quem tinha, por exemplo, que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, deverá fazer até junho deste ano. Já quem tinha que provar que está vivo entre março e abril deste ano para continuar recebendo o benefício terá de fazer isso até dezembro para não ter os pagamentos bloqueados.   

O modelo convencional de atendimento do INSS é presencial. Já os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. Muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida, como a retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico. No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento oficial com foto (ex. RG/identidade). O pedido também pode ser feito pelo app Meu INSS. Entre os maiores bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo.

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...