Sindprevs/RN esteve na manhã desta segunda-feira (31) no ato organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em defesa da democracia na UFERSA. A atividade teve o objetivo de expor à sociedade a insatisfação da comunidade acadêmica com a nomeação da terceira colocada da listra tríplice. A professora Ludimilla Serafim foi nomeada ontem como a nova reitora da UFERSA.
“O objetivo desse ato é lutar contra essa intervenção que vem acontecendo na nossa universidade e contra todo projeto que ela representa. A a gente tá aqui fazendo resistência e queremos reverter essa intervenção. Queremos a posse do nosso reitor eleito”, afirmou a presidente do DCE, Ana Flávia Lira.
Ludimilla Oliveira foi a terceira colocada na consulta feita à comunidade, em junho. Ela teve 18,33% dos votos. Rodrigo Codes (37,55%) e Jean Berg (24,84%) ficaram à frente. A lista tríplice da Ufersa foi encaminhada ao Ministério da Educação e à presidência da república, que optaram pelo nome de Ludimilla.
“O Sindprevs esteve hoje no ato porque o que está acontecendo na UFERSA é um ataque à democracia. Estivemos lá também para apoiar a companheira de luta, Ana Flávia, presidente do DCE, que na última quinta-feira foi intimada a depor na PF. A estudante está sendo acusada pela nova reitora de calúnia, difamação, ameaça e possível crime de formação de quadrilha. São acusações graves e uma demonstração de autoritarismo numa instituição de ensino. Estaremos na luta sempre em defesa da democracia”, afirmou Marcio Freitas, coordenador do Sindprevs/RN.