Abertura de agências é adiada; Sindprevs-RN defere fechamento até fim da pandemia
 20 de junho de 2020 às 13:17

Em encontro realizado no último dia 18 de junho, com a presença da FENASPS, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou sobre a alteração na data para a reabertura das agências ao atendimento ao público. A partir do dia 13 de julho, a reabertura será restrita aos serviços mais essenciais, como cumprimento de exigências, avaliação social e perícia médica, e deverá ser obedecido protocolo sanitário e orientações do Ministério da Saúde.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs-RN) segue destacando a importância de as agências do INSS localizadas no Estado permanecerem fechadas até o fim da pandemia do novo coronavírus.

A Diretoria do Sindprevs-RN destaca o crescimento do número de casos do novo coronavírus no Estado, bem como a falta de leitos de UTI, essenciais no tratamento da Covid-19. Dados do próprio Governo do Estado mostram que nas últimas semanas, tanto em Natal quanto em Mossoró, todos os leitos de unidade de terapia intensiva estão ocupados.

Segundo a presidente do sindicato, Fátima Caldas, trata-se de um número bastante preocupante para o Estado, que é igualmente carente de profissionais da saúde capacitados para atuarem nesse período de pandemia. “Vale destacar que o básico, como remédios, insumos e EPIs também estão em falta na rede pública de saúde”, acrescentou ela.

O Sindprevs-RN, defensor da implementação do lockdown em todo o Estado, como medida de controle da disseminação do vírus, posiciona-se contrário à abertura das agências do INSS, defendendo que permaneçam fechadas até que a pandemia esteja controlada.