XV CONSINDPREVS/RN debate o desmonte da previdência, conjuntura atual e resistência da classe trabalhadora
À tarde os palestrantes devem se reunir novamente mais um diálogo entre a classe trabalhadora
 28 de setembro de 2019 às 10:53

Na manhã deste sábado (28) os servidores do INSS inciaram suas atividades do XV CONSINDPREVS/RN. A palestra de abertura teve como tema “Desmonte da previdência, conjuntural atual e resistência da classe trabalhadora”. A mesa foi mediada pelo Diretor do Sindprevs Núcleo Mossoró, Márcio Freitas de Paiva e contou com três palestrantes.

O Mediador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RN, Cláudio Gabriel falou sobre o desmonte no setor do trabalho e os impactos na vida do trabalhador com da Reforma Trabalhista, aprovada em 2017. Segundo o governo, o objetivo da reforma seria combater o desemprego e a crise econômica no país. No entanto, observa-se uma grande taxa de desemprego no país, além da informalidade que calcula-se em 41,4% da população, sendo a maior desde 2016. No brasil, cerca de 11,8 milhões de pessoas estão trabalhando sem carteira assinada.

“Essa reforma veio para atender os interesse do setor privado, mas a luta é perene. O sindicato deve continuar exercendo seu papel de resistência aos ataques a classe trabalhadora”, destacou Cláudio Gabriel.

No tocante à Reforma da Previdência (PEC 06/2019), Jean Soares Moreira, professor de Direito Previdenciário e Servidor da Justiça Federal, destacou que o governo tenta justificar a reforma alegando um déficit na previdência, mas estudos comprovam que não há déficit e sim um cálculo manipulado pelo governo, mantido em sigilo pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Uma mentira contada muitas vezes se torna verdade. De tanto repetir que existe déficit na previdência, a população comprou esse discurso e tem acreditado que se faz necessário uma reforma. O efeito mais nefasto dessa proposta é a desconstitucionalização. As leis complementares que irão surgir após aprovação, é o que vai prejudicar ainda mais os trabalhadores”, afirmou Jean Soares.

A palestrante Lujan Moura Bacelar,  Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida, encerrou falando sobre a importância da classe trabalhadora se unir neste momento de conjuntura tão complicada para enfrentar os ataques do governo.

Os delegados ainda contaram com uma equipe da GEAP que fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de uma equipe para orientações médicas.