FENASPS promove reunião da diretoria nacional para organizar a luta contra a reforma da Previdência Social
Evento contou com a representação da diretoria do Sindprevs/RN
 13 de abril de 2019 às 16:46

Na tarde deste sábado 13/04 a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS, promoveu reunião da diretoria colegiada em Brasília-DF. Os diretores Francisco Cleison e Márcio Freitas, do Sindprevs/RN, estiveram presentes.

A pauta extensa de informes tratou sobre o estudo da Medida Provisória nº 871, que traz alterações drásticas em diversos benefícios previdenciários, estabelece o Programa de Revisão de Benefícios com indícios de irregularidade com o argumento de “combater fraudes no INSS”, tendo como objetivo revisar milhões de benefícios no INSS. Foi abordado também sobre a MP nº 873 e Decreto 9735/2019, que tratam das contribuições sindicais e desconto em folha da contribuição sindical consignada, tendo-se debatido estratégias para enfrentamento, visto seu impacto direto na organização dos(as) trabalhadores(as). Também foi pautado sobre Decreto 9739/19, que pode reduzir consideravelmente os concursos públicos a nível federal. Pautou-se, também, os riscos para o direito de greve trazidos pela Portaria 2801, de 26 de março de 2019.

O debate também tratou de audiência promovida com a Diretoria de Benefícios do INSS; da reunião do grupo de trabalho GT/GDASS; e da reorganização da Confederação Nacional das entidades de Servidores Federais – CNESF e do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais – FONASEF. A pauta também incluiu questões de assistência à Saúde dos servidores (GEAP e CAPESAÚDE) e finanças.

Por fim, a reunião encaminhou as lutas referentes à campanha salarial de 2019 e realização de seminário nacional contra a PEC n° 06/2019. De acordo com Márcio Freitas, diretor do Sindprevs/RN, é urgente “a construção da greve geral para barrar a contrarreforma da previdência apresentada por Bolsonaro ao Congresso Nacional”.