Sindprevs/RN participa de debate sobre a Reforma da Previdência na Avenida Rio Branco
Evento faz parte de um ciclo de debates denominado "Política na Praça"
 25 de março de 2019 às 10:06
  • Compartilhe

No último domingo (24), os diretores do Sindprevs/RN Cicero Nogueira e Lenin Tierra participaram de um debate público sobre a PEC 06/2019. O evento, que ocorreu na Praça da Convivência, é parte de um ciclo de debates denominado “Política na Praça”, promovido por um grupo de estudantes e juventude interessado em trazer questões relevantes do debate político brasileiro de forma acessível para a população.

Arthur Paiva, estudante de economia da UERN, iniciou o debate. Em sua fala, sustentou que a previdência necessita ser reformada pois possuiria “um déficit na casa de R$200 bilhões”. Defendeu, ainda, a implantação de um teto geral para todo o funcionalismo público como forma de combater privilégios, além de, por fim, apontar que a proposta de reforma da previdência para os militares seria insuficiente.

Coube a Cicero Nogueira, diretor do Sindprevs/RN, promover a contradita. Em sua fala, afirmou que não caberia a expectativa de que o sistema de previdência social seja superavitário, pois “não cabe à previdência auferir lucros, mas garantir o sustento da trabalhadora e do trabalhador brasileiro quando não puder mais laborar”. O diretor do Sindprevs/RN ainda mencionou que o debate sobre o suposto “déficit da previdência” não leva em conta a Desvinculação de Receitas da União, os perdões de dívidas a grandes empresários, nem a necessária questão da dívida pública que consome em favor dos banqueiros quase metade do orçamento nacional.

Pablo Aires, servidor do Ministério Público e estudante de direito da UNP, apontou que alguns problemas devem ser analisados a parte antes de abordar a possibilidade de uma reforma e avaliar o déficit, tais como anistias de dívidas e os privilégios que existem nas carreiras mais abastadas do funcionalismo público, como por exemplo o auxílio moradia recebido pelos magistrados.

Após as falas, o microfone permaneceu aberto aos presentes, que realizaram falas tanto a favor quanto contra a Reforma.

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...