A Fenasps e demais entidades componentes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) desde 2017 têm ampliando esforços no sentido de pressionar o Governo Federal a atender à pauta de reivindicações do funcionalismo federal, em especial a pauta explicitada na Campanha Unificada de 2018.
As entidades do Fonasefe compreendem que os ataques constantes aos(às) servidores(as) públicos(as), que se intensificaram desde 2016, têm por objetivo desvalorizar os serviços públicos como Saúde, Educação, Previdência Social, Justiça Pública etc, para intensificar um amplo processo de privatização e terceirizações. A Fenasps demais sindicatos do funcionalismo sabem que ao atacar o(a) servidor(a) público(a), os governos, tanto federal, como estaduais e municipais, buscam cumprir a receita dos organismos internacionais de diminuição dos serviços públicos prestados a maior parte da população.
Os ataques foram e são inúmeros, mas com a Emenda Constitucional (EC) n° 95 tudo se agravou e os efeitos no congelamento dos investimentos já são sentidos pela população e pelo funcionalismo público, com parcelamento e/ou atraso no pagamento dos salários, corte de investimentos que levaram à redução de serviços, fechamento de postos de trabalho etc.
Por todos os retrocessos em curso e pela necessidade de unificar as lutas pela valorização dos Serviços Públicos, pela Revogação da EC 95, pela data-base dos servidores públicos de todo o Brasil, por emprego, aposentadoria e pelos direitos trabalhistas, o Fonasefe convoca os servidores públicos federais, estaduais e municipais a construir no dia 10 de agosto, um grande dia nacional de lutas, com mobilização, paralisação e greves nos estados.
Nosso desafio é construir, em unidade de ação, uma grande mobilização, que seja capaz de colocar fim aos retrocessos e defender de forma intransigente os serviços públicos de qualidade para toda a população.
Pela Valorização dos Serviços Públicos!
Pela Revogação da EC/95!
Por emprego, aposentadoria e direitos Trabalhistas!
Negociação Coletiva e data-base Já!
Com informações, FONASEFE