Assistentes sociais debatem nova realidade do serviço público no Estado e no Brasil
Evento contou com representantes do Sindprevs/RN, da Fenasps, do CRESS/RN, e do CONASF
 16 de março de 2018 às 01:19

Um momento de amplo debate para uma categoria que sofre ataques constantes do governo, mas que não foge da luta para defender a carreira e os segurados. Foi assim a abertura do III Encontro Estadual do Serviço Social do INSS, que aconteceu nesta quinta-feira (15), na sede do Sindprevs/RN, em Natal-RN.

A mesa de abertura do evento contou com representantes do Sindprevs/RN, da Fenasps, do CRESS/RN, e do CONASF. “Estamos acompanhando o sucateamento geral do serviço público e o serviço social, infelizmente, também faz parte desse processo. Ano passado, o governo tentou retirar o serviço social do INSS e, após pressão dos trabalhadores, acabou recuando. No entanto, podemos acreditar que novas tentativas devem ser feitas”, destacou Djalter Rodrigues, vice-presidente do Sindprevs/RN e diretor da Fenasps.

Júlio César Lopes de Jesus, membro da Comissão de Assistentes Sociais da Fenasps (CONASF), falou sobre a importância do debate. “Os eventos nos estados são uma prévia para o grande Encontro Nacional. São esses encontros que possibilitam a avaliação crítica da realidade dos trabalhadores. Somente assim podemos entender a conjuntura da crise política e econômica e como ela atinge o trabalhador e os nossos direitos. Precisamos refletir sobre essa realidade e traçar estratégias de superação”, destacou.

Rodando o Brasil para participação em eventos semelhantes, Júlio César falou sobre o quadro geral. “Nos últimos anos estamos observando um recuo do movimento em relação aos grandes ataques que os trabalhadores estão sofrendo. Precisamos ter uma vontade para reverter essa situação crítica e favorecer a nossa luta. Eu escolhi essa profissão e vou lutar por ela. Vou lutar pelo direito do segurado. É por isso que estamos aqui e vamos continuar lutando”, destacou.

A tarde teve ainda uma palestra com Cléa Nadja Nunes, assessora técnica da reabilitação na Gex Natal, que falou sobre a reabilitação profissional. O “INSS: Trabalhadores (as) na inclusão/exclusão digital e em defesa dos espaços profissionais” segue nesta sexta-feira com ampla programação.

Confira:

8h – Credenciamento das (os) participantes

08h30 – Mesa 1 – Serviço social na Previdência Social contemporânea: uma categoria que não foge à luta! Ameaças, desafios e resistências

Palestrante:
Júlio César Lopes de Jesus (Comissão de Assistentes Sociais da Fenasps – CONASF)

10h – Mesa 2 – Defesa das atribuições específicas da profissão no INSS frente as vulnerabilidades contextuais

Palestrante:
Marta Maria da Conceição Bezerra (conselheira do CRESS/RN)

10h30 – Debates

11h – Construção/aprovação de propostas e eleição de delegados para o Encontro Nacional

12h – Intervalo (almoço)

➡INSS DIGITAL: a tecnologia e as repercussões para o trabalhador