Servidores realizam Ato em defesa do serviço social no INSS
Ato em Natal será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN
 24 de setembro de 2017 às 10:25

Uma grande mobilização de servidores e defensores do serviço social deve acontecer na próxima quinta-feira (28), às 9h, na gerência executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na rua Apodi, em Natal. O movimento faz parte do trabalho de articulação da categoria contra proposta de minuta de Regimento Interno que promove uma tentativa de extinção do Serviço Social da estrutura do Instituto.

O Ato em Natal será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs/RN), e deve contar com a presença de servidores do INSS de todo o Rio Grande do Norte, além de usuários, defensores do serviço social e diversos movimentos sindicais.

O movimento nacional em defesa do serviço social ganhou força no mês de setembro, quando o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) enviou para a diretoria do INSS e para as Superintendências Regionais uma minuta de Portaria, ainda sem número, que revoga a Portaria MPS nº 296, de 9 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 214, de 10 de novembro de 2009.

Além de promover diversas alterações na estrutura do INSS, estão lá dispostos a exclusão do Serviço Social do organograma institucional do INSS, a privatização da Reabilitação Social e a terceirização destes serviços, por meio de “executores indiretos”.