O Sindprevs-RN realizou, ontem (4), uma Assembleia Geral Extraordinária em formato híbrido, com participação presencial na sede do sindicato, em Natal, e também de forma virtual, garantindo o acesso dos filiados de diferentes regiões do estado. O encontro teve como pauta central a Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional.
A Assembleia foi coordenada pelo diretor Cícero Che e contou com a presença de representantes de diversas entidades: Marcelo Tinoco (Intersindical), Lázaro Amaro (Associação de Juristas Potiguares pela Democracia e Cidadania – AJPDC), Iraílson Nunes (CUT), Dário Barbosa (CSP-Conlutas), Rosa Cavalcante (ATENS SN-Pública) e Moacir (CTB).
Durante as falas, houve consenso quanto aos graves impactos da proposta em discussão. Os oradores reforçaram que a medida não representa uma reforma, mas sim uma “demolição” dos direitos dos servidores e da própria estrutura do serviço público no Brasil. Também foi denunciado o argumento falacioso de que a Reforma Administrativa serviria para acabar com os chamados supersalários, quando, na prática, atinge diretamente a ampla maioria dos servidores que recebem vencimentos modestos e garantem serviços essenciais à população.
Entre os principais pontos destacados, estiveram a ameaça à estabilidade no funcionalismo, a necessidade de ampliar a mobilização social e sindical e a importância de pressionar o Congresso Nacional para barrar a iniciativa.
A Assembleia ainda reforçou a convocação para a mobilização do próximo dia 7 de setembro, às 8h, na Praça das Flores, em Natal, momento de unificação das forças progressistas do movimento dos trabalhadores contra os retrocessos e em defesa de um serviço público de qualidade.
Com participação também no formato virtual, a iniciativa reafirmou a disposição da categoria em resistir aos ataques e seguir na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade.