Fenasps questiona DGP/INSS sobre descontos na prévia de servidores que participaram do XVI Confenasps
 15 de dezembro de 2023 às 16:26

Na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, os plantonistas da FENASPS foram surpreendidos com uma série de relatos e denúncias acerca de descontos na prévia da folha de pagamentos do INSS.

O plantão apurou que os descontos eram relativos aos dias de participação no XVI CONFENASPS. Conforme relatado na última reunião junto ao Presidente do INSS, e a partir de negociações prévias com a Federação, o Instituto publicou o Ofício nº 31/2023 DGP/INSS, que estabelece as condições para compensação dos dias de participação no XVI Confenasps, abrindo prazo até 31 de janeiro de 2024.

Assim sendo, imediatamente a FENASPS buscou junto ao INSS um canal de interlocução de forma a resolver o problema, sob o risco de muitos servidores terem o desconto indevido, já que se trata do último dia para fechamento da folha.

Durante toda a manhã, negociou-se a retirada do comando de desconto, enviando pelos canais remotos a listagem dos servidores (delegados e observadores ativos) ao XVI Confenasps e, já no começo da tarde, os plantonistas estiveram também no INSS para entregar ofício sobre o problema junto ao Gabinete da Presidência, dialogando na oportunidade com o Sr. Roberto Carneiro, Diretor de Gestão de Pessoas (DGP) da autarquia.

A FENASPS foi informada então que já estão retirando todo e qualquer desconto dos servidores, segundo relação enviada, e que no fechamento o mesmo já não estará constando na folha final de pagamentos.

Além desta pauta, a Fenasps reforçou ao Diretor a solicitação de prorrogação do prazo de compensação da Greve de 2022, bem como do recesso até 30 de junho de 2024, conforme ofícios já encaminhados.

COMO PROCEDER EM CASO DE DESCONTO

A FENASPS orienta a todos que porventura tenham algum desconto ou comando desconhecido em sua folha remuneratória a procurarem seus sindicatos para análise e solução. Somente nossa união garante a nossa força!