Alerta de golpe: servidores do INSS devem ficar atentos a investidas de entidade ilegal
 9 de novembro de 2023 às 16:28

Os servidores do INSS devem ficar atentos para não caírem num golpe.
Entre os anos de 2004 a 2012, grupos aleatórios tentaram criar sindicatos exclusivos por categorias. Porém, essas entidades não conseguiram seguir adiante por falta de legalidade e legitimidade.
Agora há uma nova investida, com a versão de que foi criado um sindicato exclusivo para o INSS, mas na realidade, trata-se do SINSSP, que teve a sua carta sindical cassada pela Justiça do Trabalho de Brasília, por ter sido concedida de forma irregular. Ou seja: o dito sindicato não pode realizar atos de natureza sindical.
É muito importante que antes de autorizarem que alguém possa descontar mensalidades dos respectivos contracheques, os servidores procurem se informar bem sobre o tema, para não serem enganados novamente.
Os servidores, portanto, devem ficar atentos a essas investidas e ao preenchimento de formulários.
É nosso dever alertar para os riscos, para que servidores da nossa categoria não sejam vítimas de estelionato, autorizando desconto de contribuição para entidade sindical inexistente e sem condições legais de defender a categoria e os seus interesses.