Sindicato presente: Sindprevs-RN participa da Marcha das Margaridas
 17 de agosto de 2023 às 11:34

O Sindprevs-RN se fez presente na tradicional Marcha das Margaridas, realizada esta semana em Brasília, com a adesão de mais de 100 mil mulheres.

O evento, que acontece a cada quatro anos, representa um grito de resistência e de luta em defesa dos direitos dos povos do campo e conta com o total apoio da representação sindical.

Maurineide dos Santos, da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, e Amélia Maria da Silva, colaboradora do Núcleo de Mossoró, foram as responsáveis por levantar a bandeira do Sindprevs-RN durante a Marcha, que realiza um trajeto de aproximadamente dez quilômetros, do Parque da Cidade até o final da Esplanada dos Ministérios.

Como conta Maurineide, é um movimento para as mulheres trabalhadoras rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, sem-terra, extrativistas, LGBTQIA+ e moradoras de centros urbanos usarem um espaço de poder para apresentar reivindicações vindas de todos os lugares do Brasil.

Os 12 eixos políticos dessa edição foram:

• Democracia participativa e soberania popular
  • Poder e participação política das mulheres
  • Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética
  • Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios
  • Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional
  • Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática
  • Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda
  • Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo
  • Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária
  • Universalização do acesso à internet e inclusão digital
  • Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo
  • Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encerramento da edição de 2023, a sétima Marcha das Margaridas, que conta com cada vez mais caravanas e participantes a cada realização.