Reunidos em Plenária da Fenasps, servidores federais aprovam aceitação dos 9% de reajuste
 21 de março de 2023 às 18:21

Servidores federais de todo Brasil aprovaram, no último sábado (18), em Plenária da Fenasps, a negociação da proposta do Governo apresentada no último dia 14 de março – reajuste linear emergencial de 9% na remuneração total (para ativos, aposentados e pensionistas) e a correção do auxílio-alimentação de 43,6% (saindo de R$ 458 para R$ 658). No último dia 15 de março, em Assembleia, o filiados do Sindprevs/RN deliberaram sobre a proposta enviada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, vinculada ao Ministério de Gestão e Inovação (SGP/MGI) sobre o reajuste emergencial linear.

Entretanto, a FENASPS e demais entidades do Fonasefe deverão cobrar do Governo a cópia da minuta do termo de acordo, a recomposição das perdas inflacionárias históricas e o atendimento das pautas específicas.

Após intenso debate, os delegados e delegadas presentes na Plenária virtual – que contou com a participação de cerca de 100 trabalhadores e trabalhadoras da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa, representando 16 estados e todas as regiões do país – realizada em formato de videoconferência neste sábado, 18 de março, deliberaram por:

• Aceitar a Aceitar a proposta do Governo nos estritos marcos do que foi apresentado pelo governo, que correspondem a:
    9% de reajuste emergencial linear no conjunto da remuneração com impacto já a partir de 1º de maio de 2023 e;
    R$ 200,00 no auxílio-alimentação (correspondente a um percentual de aumento de 43,6%).
  • Fica indicada a instalação de Plenária de forma permanente até que seja concluído o processo de negociação com o Governo Federal sobre o reajuste emergencial;
  • A FENASPS, antes de qualquer anuência ou assinatura, deverá solicitar e ter acesso à minuta do Termo de Acordo de modo a verificar se a mesma obedece e segue estritamente o que foi enviado pelo Governo, convocando ainda para esta semana a reinstalação da Plenária para discussão do documento e aprovação final do acordo a ser assinado.

Na Plenária desse sábado, 18, os representantes dos sindicatos estaduais filiados fizeram uma série de ressalvas e apontamentos retirados nas assembleias e enviaram para discussão de todos os respectivos pontos.