Imprensa nacional destaca mobilização de servidores contra retorno presencial ao trabalho
 18 de agosto de 2020 às 11:24
  • Compartilhe

Por meio de diversas matérias, o veículos de imprensa nacional estão destacando a luta dos servidores públicos federais contra o governo na luta pela vida. A volta ao trabalho presencial coloca em risco a vida dos trabalhadores, bem como da população de uma maneira geral. O Sindprevs/RN e a Fenasps seguem na batalha para evitar expor a população ao risco eminente.

O MEC e o Ministério da Defesa já foram oficializados sobre a deflagração de greve imediata em escolas técnicas e militares caso seja determinado o retorno físico ou semipresencial.

A situação nas Agências do INSS é a pior possível, já que não há até o momento nenhum plano efetivo de volta ao trabalho com segurança necessária. Já foram adiados duas vezes a possibilidade de reabertura das APS.

A deflagração de indicativos de paralisação é uma tendência. Entidades representativas dos funcionários do Poder Executivo, não descartam uma greve sanitária. Servidores do Ministério da Cultura do Distrito Federal e de Minas Gerais também já aprovaram a paralisação caso sejam obrigados a retornarem ao trabalho presencial.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem programada a volta para a segunda quinzena de agosto.

— Não há condições seguras para o retorno presencial. Nem para os servidores e suas famílias nem para a população usuária dos serviços. Vamos buscar resolver administrativamente. Do contrário vamos orientar que nossos sindicatos entrem na Justiça para garantir a manutenção do trabalho remoto. Greves sanitárias não estão descartadas. Essa possivelmente será uma tendência para a maioria do Executivo — avalia Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Com informações do O GLobo

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...