Sindprevs-RN participa de reunião sobre o futuro do INSS e reafirma “não” à reabertura das agências
 16 de julho de 2020 às 15:49

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte (Sindprevs-RN), Djalter Rodrigues, participou de uma importante reunião virtual, nessa quarta-feira (15), sobre o futuro do INSS, durante a qual foi ratificada a posição contrária da entidade ao retorno das atividades presenciais enquanto a situação da pandemia não estiver controlada no Brasil.

Thiago Albertoni Prata, gerente executivo do INSS de Varginha (MG), foi um dos participantes do encontro. Coube a ele a apresentação do Projeto de Integração Física e Operacional do INSS e da Secretaria de Gestão, do Governo Federal, com o objetivo de transformar as agências da Previdência em Agências Federais de Atendimento, a exemplo do Na Hora, no Distrito Federal.

Na prática, como explica Djalter Rodrigues, o INSS teria de ceder estruturas físicas para o funcionamento das atividades do Ministério do Trabalho, recebendo os servidores do órgão. Para ele, o novo projeto do Governo gera ainda mais preocupações para os servidores.

“Isso vai aumentar as chances de aglomerações. Se somente o INSS já deve atrair uma verdadeira multidão no retorno das atividades presenciais, imagine com a população buscando os serviços do Ministério do Trabalho! Tudo isso no mesmo espaço físico. A demanda de pessoal vai dobrar e isso traz riscos para os servidores e para a população”, destacou o vice-presidente da representação sindical.

De acordo com o compartilhado na reunião, o Governo Federal pretende reabrir as agências do INSS a partir de 3 de agosto, com o Ministério do Trabalho sendo integrado uma semana depois.

“Ratificamos a posição da categoria definida em plenária da Fenasps. Os trabalhadores não aceitam retomar as atividades presenciais antes da pandemia ser controlada. É hora de lutar e não vamos aceitar mais essa tentativa de imposição”, apontou Djalter Rodrigues, em nome do Sindprevs-RN.