Categoria decide que INSS e MS só retomam atividades presenciais no RN após término da pandemia
 1 de julho de 2020 às 10:17
  • Compartilhe

Em Assembleia Virtual realizada pela plataforma Google Meet, nessa terça-feira (30), a categoria dos trabalhadores federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte decidiu pela não retomada das atividades presenciais até que a pandemia chegue ao fim.

A Assembleia foi convocada pelo Sindprevs-RN, representação sindical que conduziu o encontro e compartilhou informações sobre a intenção do Governo Federal de reabrir as agências do INSS e representações do Ministério da Saúde (MS) durante o mês de julho.

Depoimentos de servidores de Natal e do interior do Estado deixaram claro que o retorno ainda este mês não é possível, pela exposição que implicará não somente à categoria, mas também aos usuários, que em sua maioria integram o grupo de risco. Questões estruturais e problemas de saúde de servidores foram apresentadas durante as falas.

A deliberação da categoria foi, portanto, de não retomar as atividades presenciais enquanto a pandemia não estiver controlada, para assegurar a saúde e a segurança de todos. A decisão pelo retorno será tomada em momento oportuno e com base em dados científicos.

“Há vários servidores que já passaram dos 60 anos e com comorbidades. Além disso, muitas representações não dispõem sequer de ventilação natural para assegurar a segurança de quem está na linha de frente. Uma reabertura agora nos colocaria como vítimas e vetores do novo coronavírus”, avaliou Djalter Rodrigues, vice-presidente do sindicato.

Durante a Assembleia Virtual, também foram retirados os nomes dos delegados que vão participar da Plenária Nacional da Fenasps em nome do Sindprevs-RN: Maria Antônia, Cícero, Teixeira e Eulálio como titulares e Vércia, Rafaella, Francismar, Rubens, Lenin e Welligton como suplentes. Na oportunidade, a deliberação local será externada para representações da categoria de todo o Brasil.

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...