FENASPS apresenta reivindicações e pede providências em reunião na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
 11 de outubro de 2019 às 09:40

A diretoria das Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) esteve, no último dia 3, em reunião na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O encontro teve como pauta o sistema de pontuação para os servidores da carreira do seguro social no INSS, conforme solicitado no ofício FENASPS nº 115/2019, de 11 de setembro de 2019, e a implementação do ITC-GDASS, com efeitos financeiros, a partir do corrente ciclo de avaliação. Foi solicitada inclusão da pauta oficio 116/2019 que se trata da reivindicações dos trabalhadores/as do seguro social e demais demandas do processo digital.

A respeito do sistema de pontuação, os diretores da FENASPS expuseram que a métrica elaborada pelo INSS possui graves distorções, como, por exemplo, a baixa valoração para as atividades executadas e a medição por processo concluído, o que tem tornado o cumprimento das metas impraticáveis em muitos casos. Os diretores da FENASPS também ponderaram que o sistema de pontuação não atinge somente o pagamento do BMOB, pois a mesma sistemática está sendo utilizada para aferir a remuneração dos servidores que estão nos programas de gestão (Teletrabalho e semipresencial), e ainda compõe o ITC-GDASS. Portanto, as distorções da métrica elaborada pelo INSS trará impacto negativo na remuneração dos servidores.