Atendendo ao chamado das centrais sindicais, que convocaram grande ato contra os cortes na educação, o desemprego e a aprovação das reformas Trabalhista e da Previdência Social, mais de 10 mil manifestantes ocuparam todas as faixas da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta sexta-feira, 12 de julho. A Fenasps teve representantes dos estados RS, SC e SP.
O ato, que unificou estudantes e trabalhadores em um mesmo propósito, deu voz a milhões de brasileiros e brasileiras que possuem a compreensão de que a PEC n° 06/2019, mesmo após uma série de emendas que a abrandaram, é extremamente danosa, em especial para os mais pobres. E, além disso, não resolve o problema fiscal do país, já que a dívida pública, que em 2018 consumiu 40% de todo o orçamento do país, continuará aumentando se não for auditada.
A mobilização deve continuar
Diante da decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em deixar para agosto o segundo turno da votação da reforma da Previdência, as centrais sindicais e movimentos sociais já estão preparando atos para o próximo mês. Portanto, a categoria deve permanecer mobilizada e atenta para o próximo período.