Sindprevs realiza palestra sobre a Reforma da Previdência em Mossoró
Evento aconteceu na Estação das Artes e foi promovido pelo SINTE
 24 de abril de 2019 às 07:57

O Sindicato dos Trabalhadores(as) federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprevs/RN, por meio do seu diretor Lênin Tierra, palestrou sobre a Reforma da Previdência de Bolsonaro na assembleia de trabalhadores(as) em educação promovida nesta quarta-feira 24/04 no auditório da Estação das Artes pelo SINTE – Regional de Mossoró.

Na ocasião, Lênin usou sua fala para elaborar um histórico das várias “reformas da previdência” realizadas desde os governos FHC e Lula. Esclareceu, portanto, o perigo e os efeitos preocupantes da PEC n° 06/2019 para o futuro da aposentadoria da classe trabalhadora brasileira, em especial para os educadores e educadoras. O diretor do Sindprevs/RN esclareceu que não procede a afirmação de que a reforma vem para combater privilégios, pois _”da economia de 1 trilhão prometida pelo governo, mais de 700 milhões vem de pessoas que recebem de 1 a 3 salários mínimos. Que privilégios esses trabalhadoras e trabalhadores têm?”_ – questiona.

Lênin ainda mencionou a elevação geral nas alíquotas pagas pelo funcionalismo público aos sistemas próprios de previdência social, que aumentam imediatamente para o índice de 14%, podendo chegar até a 22% de acordo com a faixa salarial; observou, ainda, que para os militares a mudança de regras é bem mais branda e menos onerosa, havendo nítida relação de privilégio político concedido pelo governo às carreiras militares. O diretor do Sindprevs/RN criticou o mecanismo de “Desvinculação de Receitas da União-DRU”, que desviam cerca de 30% das verbas públicas que deveriam ser integralmente destinadas à previdência Social.