Sindprevs/RN busca Ministério Público para resolver situação da APS Nazaré
jurídico do Sindicato trabalha desde 2015 para resolver esse tipo de situação nas agências do INSS
 13 de novembro de 2018 às 15:43
  • Compartilhe

A assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores Fed. Prev. Saúde e Trabalho do RN (SINDPREVS/RN) protocolou, junto ao inquérito civil que já tramita no Ministério Público do Trabalho, requerimento para solucionar o problema das altas temperaturas no ambiente de trabalho da APS Nazaré/Gex Natal. O jurídico do Sindicato trabalha desde 2015 para resolver esse tipo de situação nas agências do INSS. Diante do novo problema, é que o novo requerimento foi protocolado.

O problema, além de proporcionar desconforto, irritabilidade, sudorese, causa sérios problemas à saúde, a depender do grau de intensidade e da forma em que o trabalhador é exposto a ela, bem como aumenta os riscos de proliferação de doenças, o que torna ainda mais insalubre o ambiente.

Antes de buscar o Ministério Público do Trabalho, o Sindprevs/RN tentou resolver diretamente com a Gerência do INSS. O Sindicato denunciante realizou novas medições de temperatura na APS Nazaré, em 16.10.2018, confirmando que todos os ambientes se encontram com temperaturas acima daquelas consideradas adequadas para a realização das atividades laborais, conforme determinação da NR 17.

Diante disso, foi protocolado um requerimento junto à GEXNATAL, solicitando a suspensão do atendimento na citada agência até que fossem sanados os problemas de temperatura.

No entanto, a Gerência limitou-se a efetuar reparos paliativos apenas em uma das máquinas de ar condicionado, o que não resolve o problema da Agência.

Em seu requerimento, a assessoria jurídica do Sindprevs/RN busca:

1 – a suspensão dos serviços naquela agência, enquanto não solucionados os problemas relativos à temperatura, ou,

2 – a devida alocação dos servidores em outra agência com condições adequadas de temperatura para realização de suas atividades, conforme determinado na Notificação Recomendatória nº 0001/2016 expedida nos autos do inquérito civil em trâmite.

  • Compartilhe
Carregando
Aguarde, carregando...