Servidores associados ao Sindprevs/RN participaram, na tarde desta sexta-feira (16), em Natal, do seminário “INSS DIGITAL: a tecnologia e as repercussões para o trabalhador”. O evento foi promovido pela Diretoria da representação sindical e contou com palestra sobre a realidade do teletrabalho.
A fala foi feira pelo diretor de Comunicação do Sindicato, servidor Cícero Nogueira. Ele tem sido convidado para palestrar sobre o tema em diversas cidades do país e, durante o seminário na capital potiguar, a exposição teve como mote os “trabalhadores aprisionados pela emancipação tecnológica”.
“No início, havia servidores otimistas em relação ao INSS Digital, mas hoje esses mesmos servidores já perceberam quais são os objetivos do Governo com esse sistema. A própria ideia de trabalhar em casa encontra argumentos contrários até mesmo da OIT. Existem formas de resolver os problemas que o INSS enfrenta: a revogação da PEC que restringe gastos públicos e a nomeação de concursados são exemplos disso. No mais, é endosso ao pacote de maldades contra o trabalhador”, disse Cícero em sua palestra.
O diretor ainda traçou um paralelo entre os últimos acontecimentos políticos nacionais e a retirada de direitos dos trabalhadores. Além disso, ele fez explanação sobre a proposição que tramita no Congresso Nacional que trata da demissão de servidores efetivos.
A palestra foi seguida por relatos de experiência e debate. O seminário era parte da programação de um evento maior, intitulado de “INSS: Trabalhadores (as) na inclusão/exclusão digital e em defesa dos espaços profissionais”, iniciado ainda na quinta-feira (15) e promovido pelo Sindprevs/RN.