Quem Somos
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História

A história de lutas do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs/RN) começa em 1989, ano da sua fundação, com 92 sócios fundadores.

O Sindicato iniciou as suas atividades em espaço alugado no Edifício 21 de Março, no bairro da Cidade Alta, em Natal, e representava, além dos trabalhadores expressos em seu nome, aqueles vinculados à Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam).

A primeira diretoria foi eleita para mandato provisório até o final do mesmo ano, quando os filiados passaram a eleger diretores e suplentes para mandatos de dois anos.

Em 1991, o Sindprevs/RN comprou a casa onde até hoje funciona a sua sede na capital potiguar, na Rua Quinto Bocaiúva, também na Cidade Alta.

No ano de 2003, o espaço foi ampliado com a aquisição do prédio vizinho, acomodando a oferta de serviços como o atendimento jurídico e orientações relativas à GEAP.

Foi também em 2003 que o Sindicato adquiriu a sua sede social, no município de Macaíba, e a sede do Núcleo Regional de Mossoró.

Desde a sua fundação, o Sindprevs/RN já participou de 20 greves, além de centenas de mobilizações e atos públicos, realizados ao longo desses 28 anos.

O Sindicato conta atualmente com cerca de 2.450 associados e a sua diretoria é escolhida para mandatos trienais por meio do voto direto, tornando-se responsável pela defesa da categoria e execução de calendário anual em favor da mesma.

 

 

Histórico das greves

1986: de 11/09 a 09/10
1987: de 12/09 a 05/10
1988: de 22/09 a 11/11
1989: de 12/06 a 17/07 (1ª)
1989: de 26/10 a 10/12 (2ª)
1990: de 05/09 a 09/10
1991: de 05/06 a 01/08
1992: de 27/05 a 14/07
1993: de 20/05 a 08/06
1994: de 19/04 a 03/06
1995: de 03/05 a 05/06
1996: de 15/04 a 23/05
2000: de 06/04 a 17/07
2001: de 08/08 a 26/11
2003: de 08/07 a 26/08
2004: de 20/04 a 07/06
2005: de 02/06 a 16/08
2009: de 16/06 a 15/07
2012: de 20/06 a03/09
2015: de 07/07 a 29/09

 

Sede Social

Situada no município de Macaíba, a sede social do Sindprevs/RN conta com três piscinas (duas para adultos e uma infantil), bar, salão de jogos, minicampo de futebol, quadra de vôlei de areia, 15 banheiros, duas salas administrativas, amplo estacionamento e grande área verde.

Para utilização do espaço em festas e eventos diversos, os interessados devem procurar a Secretaria de Administração e Patrimônio ou a Secretaria de Esporte e Lazer apor meio do telefone (84) 99636-1726.

 

Objetivos:

I – Defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria decorrentes de suas relações funcionais, inclusive em questões judiciais e/ou administrativas;

II – Unir todos os trabalhadores da base na luta em defesa de seus interesses imediatos e históricos;

III – Desenvolver atividades na busca de soluções para os problemas da categoria, tendo em vista a melhoria de suas condições de vida e trabalho, agindo sempre no interesse mais geral do povo brasileiro;

IV – Promover ampla e ativa solidariedade às demais categorias de assalariados, procurando elevar a unidade dos trabalhadores, tanto a nível nacional como internacional e prestar apoio aos povos do mundo inteiro na luta pelo fim da exploração do homem pelo homem;

V – Defender a unidade dos trabalhadores da cidade e do campo na luta pela conquista de um país soberano, democrático e progressista, contra todo tipo de ingerência dos países imperialistas nos assuntos nacionais e pela reforma agrária anti-latifundiária;

VI – Lutar por uma sociedade justa, onde não existam nem explorados, nem exploradores, com garantia de plena liberdade;

VII – Apoiar todas as iniciativas populares e progressistas que visem à melhoria das condições de vida do povo brasileiro;

VIII – Incentivar o aprimoramento cultural, intelectual e profissional do conjunto dos trabalhadores da base;

IX – Manter contatos e intercâmbios com as entidades sindicais ou civis, desde que preservados os objetivos gerais fixados neste Estatuto;

X – Prestar apoio e assistência aos associados do Sindprevs;

XI – Promover congressos, seminários, assembleias e outros eventos para aumentar o nível de organização da categoria, assim como participar de eventos intersindicais na base da Seguridade Social e outros fóruns;

XII – implementar a formação política e sindical de novas lideranças da categoria;

XIII – representar perante as autoridades governamentais, judiciárias e legislativas os interesses da categoria, ou os interesses individuais de seus associados visando à obtenção de melhorias;

XIV – celebrar contratos, convênios e acordos com quaisquer entidades, conforme interesse da categoria;

XV – estimular a organização da categoria nos locais de trabalho.

 

DIRETORIA – GESTÃO 2016/2019

Presidência: Maria de Fátima Fernandes Caldas
Vice-presidência: Djalter Rodrigues Felismino
Secretaria Geral: Ary Luiz O. Peter Filho
Secretara Geral: Lênin Tierra Silva
Secretaria de Finanças: Nazareno Xavier de Morais
Secretaria de Finanças: Iris de Souza Pacheco
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Rosilda Alves da Costa
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Maria de Fátima Cabral de Souza
Secretaria de Comunicação: Cícero Nogueira da Silva Neto
Secretaria de Comunicação: Danielle de Sousa Barbosa
Secretaria de Formação Política e Sindical: Márcio Freitas de Paiva
Secretaria de Formação Política e Sindical: Jurandir Eustáquio Damasceno
Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura: Rubens Barbosa de Menezes
Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura: Amarildo José Rodrigues
Secretaria de Seguridade Social: Suany Talitta Alves de Souza Consentino
Secretaria de Seguridade Social: Clezia Maria Vitória da Silva Soares
Secretaria de Administração e Patrimônio: Maria José Avelino de Andrade
Secretaria de Administração e Patrimônio: Véscia Lúcia de Holanda
Secretaria de Aposentados e GEAP: Estela Alves de Lima
Secretaria de Aposentados e GEAP: Maurineide dos Santos
Suplente Diretoria: Francismar Maia da F. e Silva
Suplente Diretoria: Maria Solony Barbosa de Medeiros
Suplente Diretoria: Priscilla M Ferreira

 

CONSELHO FISCAL

Membro: Francisca Daria Souza
Membro: Francisco Fábio Trigueiro e Silva
Membro: Helson Inácio dos Santos Júnior
Suplente: Maria Eulália de Araújo
Suplente: Leonildo Noberto Medeiros
Suplente: Maria Betânia Fonseca

 

EX-PRESIDENTES

Maria de Fátima Fernandes Caldas – 01/11/2008 – Atual
Francisca Gomes Alves – 01/01/2004 à 31/10/2008
Espedito Assis de Souza – 01/01/2000 à 31/12/2001
Vital Nogueira de Souza – 01/01/1998 à 31/12/1999
Espedito Assis de Souza – 01/01/1996 à 31/12/1997
Diretoria Colegiada – 01/01/1994 à 31/12/1995
Maria de Lourdes Albano – 01/01/1990 à 31/12/1993
Diretoria Provisória – 31/01/1989 à 31/12/1989

 

ASSESSORES E FUNCIONÁRIOS

Assessoria de Comunicação: Priori Comunicação Estratégica
Assessoria Jurídica: Karina Coeli Dantas de Oliveira e Chyntia Rachel de Souza Gomes Pena
Assessoria Contábil: Roberto Fernandes Gomes
Assistência Administrativa: Ana Cristina de A. F. Cândido, Alyne Cristine Gomes do Egito e Rejânia Maria Jacinto
Assistência Financeira: Derlânia Maria da Conceição Silva
Recepção e Telefonia: Letônia Xavier Bezerra

 

Estatuto

Clique aqui para acessar o Estatuto do Sindprevs/RN na íntegra!.

 

 

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