Servidores Públicos Federais iniciam mobilizações por recomposição salarial
 19 de janeiro de 2022 às 10:38

Sem reajuste há cinco anos, o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs) realizou um ato na última terça-feira, 18, em frente à sede do Banco Central (BC), em Brasília.

A manifestação marcou o início da mobilização em 2022 na luta por recomposição salarial, e reuniu diversas entidades do Fonacate e do Fonasefe, do qual a Fenasps faz parte.

A principal reinvindicação das categorias do funcionalismo federal é por recomposição salarial para todas as carreiras, em um movimento que ganhou força no final do ano passado, quando o desgoverno Bolsonaro autorizou uma verba de quase R$ 2 bilhões para conceder reajuste para apenas 45 mil servidores da área de segurança, preterindo 97% das categorias do funcionalismo.

PROTOCOLO DA PAUTA EMERGENCIAL DOS SPFS

Após o ato no BC pela manhã, as entidades sindicais participaram de uma manifestação à tarde, no Ministério da Economia, para realização da entrega formalizada da Pauta Emergencial dos SPFs.

No documento, as entidades representativas dos SPFs reivindicam o reajuste das perdas inflacionárias do período e pedem a instalação de processo de negociação das pautas gerais das categorias do funcionalismo federal.

Com informações, Fenasps.