Vitória da categoria: Governo adia reabertura de agências do INSS para agosto
 10 de julho de 2020 às 18:14

Diante da pressão exercida pela categoria, o Governo Federal adiou para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi publicada nesta quarta-feira (8), em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

Além das ações e assembleias realizadas no Rio Grande do Norte, pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho (Sindprevs-RN), os delegados do Estado colaboraram com a aprovação do indicativo de greve sanitária aprovado nacionalmente junto à Federação (Fenasps), caso o Governo não recuasse.

Com isso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos (site ou aplicativo “Meu INSS” e central telefônica 135) fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

De acordo com o vice-presidente do Sindprves-RN, servidor Djalter Rodrigues, o sindicato vai continuar atuando para que não haja um retorno irresponsável das atividades. “Não somente o INSS, mas também o Ministério da Saúde e as delegacias regionais do Trabalho não podem ser vetores da Covid-19”, disse ele.

Os atendimentos presenciais no INSS estão suspensos desde março por causa da pandemia do novo coronavírus e um dos maiores argumentos do Sindprevs-RN é o fato de muitos servidores e de grande parte do público-alvo das agências integrarem o grupo de risco.