Sindprevs/RN leva pleito da base sobre Memorando Nº 2 para Gerência Executiva
Diante do impasse entre gerência e categoria, o INSS ficou de avaliar o documento e passar alguma posição em nova reunião
 6 de abril de 2018 às 17:20

Buscando defender os interesses da sua base, a diretoria do Sindprevs/RN participou de reunião, nesta sexta-feira (6), na Gerência Executiva do INSS em Natal, com a gerente Elaine Souza. A pauta do encontro foi o Memorando-Circular Nº 2, de 3 de abril de 2018, que foi recebido de forma negativa pela categoria. Estiveram presentes Fátima Caldas, presidente do Sindicato, Djalter Rodrigues, vice-presidente, além de diretores do sindicato e representantes dos postos de trabalho.

O Memorando trata do “acompanhamento da produtividade dos servidores que analisam processos no Gerenciador de Tarefas – GET”. Segundo relato dos servidores presentes, a ação trata de mais uma forma de tentativa de controle dos servidores, que em determinados casos não conseguem alcançar as metas estipuladas, já que cada processo apresenta a sua complexidade.

De acordo com a gerente executiva do INSS em Natal-RN, a ideia do Memorando é buscar parâmetros. “A gente precisa ter essas informações. O documento não impôs nada. Por exemplo, caso o servidor não consiga atingir uma meta, precisamos saber os motivos para levar as questões e buscar soluções junto a presidência do INSS, por exemplo”, destacou Elaine Souza.

O Sindprevs/RN destacou o impacto negativo do Memorando sobre a categoria. “Vários pontos são polêmicos no documento e não foram bem recebidos pela base. Há praticamente uma reclamação geral. Para muitos, é uma maneira de exercer um controle e uma pressão no servidor, que já está sobrecarregado, gerando ainda mais tensão no ambiente de trabalho. Os servidores estão se aposentando, não há previsão de concurso, até os estagiários estão sobrecarregados e, se a pressão por metas aumentar, a coisa só deve ficar pior nos postos de atendimento”, apontou Djalter Rodrigues, vice-presidente.

A posição do Sindprevs/RN é pela revogação do Memorando e o pedido por concurso público, para diminuir o déficit de servidores e melhorar o atendimento para os usuários. A gerência irá realizar consultas para avaliar o documento e uma nova reunião, que será realizada na próxima quarta-feira (11), vai debater novamente o assunto entre as partes. Após a posição final, o Sindprevs/RN irá levar toda a pauta para a Assembleia Geral, que será realizada na quinta-feira (12), na sede do Sindicato,  além de consulta jurídica e a Fenasps sobre o tema.